A nossa sociedade está mergulhada num consumo tecnológico,
O computador, o telemóvel, o iphone, a internet, são factores que dominam não só o mercado enquanto produtos mas são também extensões das próprias pessoas, dominantes no dia-a-dia comum.
Cabe a cada utilizador saber filtrar as convencionalidades da tecnologia, tendo em conta o seu poder e as suas limitações. A sociedade não deveria ser absorvida por uma rede tecnológica cada vez mais abrangente, adequando-se à sua comlexidade, deve sim, interiorizá-la e adequando-a às suas necessidades.
É preciso ter uma atitude crítica, sem cair num consumo tecnológico gigante. Cada pessoa deve olhar em todas as direcções e não apenas e somente através do encrán.
Daniel Lopes
36668 Ciências da Comunicação
18 janeiro 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo plenamente com esta visão, e no curso de ciências da comunicação estuda-se bem essa parte final do texto. Em que diz que as pessoas devem olhar em todas as direcções e não somente através do ecrã. Na unidade curricular de sociologia da comunicação, estudamos bem essa visão. Penso que a nossa sociedade está a ficar cada vez mais afectada pela imagem, o que não é muito benefício. Antes primeiro compreendíamos a informação e agora somos afectados pela imagem e pela compreensão de todos os envolventes (como produtores, editores, jornalistas). Assim a mensagem nunca consegue chegar completamente pura ao público, e sem interesses pessoais.
ResponderEliminarLénia Maria nº 36676
2º ano Ciências da Comunicação
Também concordo com aquilo que foi escrito, a nossa sociedade está cada vez mais dependente das novas tecnologias, o que não a beneficia em nada. É certo que estas foram e continuam a ser importantes no seu desenvlvimento, mas é preciso pensar além das novas tecnologias e não basear-se apenas naquilo que elas proporcionam.
ResponderEliminara36667 Ciências da Comunicação
É precisamente isto que se passa na nossa sociedade.
ResponderEliminarPenso que nos hoje em dia somos meros joguetes do mundo capitalista que tem o seu forte no desenvolvimento das novas tecnologias.
Luis Costa 36678
Ciências da Comunicação.
É triste, mas infelizmente não podemos fugir a esta realidade... acontece mesmo isto na nossa sociedade.
ResponderEliminarAs pessoas parecem marionetas comandadas pela tecnologia... não sentido crítico, as pessoas não pro activas e isso faz com que o nosso mundo caia numa má rotina...
Pedro Silva, nº36683
Ciências da Comunicação