20 janeiro 2010

Nova tecnologia permite falar sem ter de mexer a boca


Enquanto estava a ler uma revista deparei com uma novidade que me deixou espantada: "Nova tecnologia permite falar sem ter de mexer a boca". Sim é mesmo verdade. Trata-se de um invento para melhorar a qualidade de vida dos doentes paralisados que não conseguem falar. Este sistema foi criado por uma equipa internacional de investigadores a pensar nas pessoas que não conseguem comunicar nem por palavras nem por gestos, ou seja, desenvolveram um tecnologia que consegue transmitir directamente os sinais neurais para um sintetizador, através de um eléctrodo implantado no cérebro. Tudo isto ja foi testado e foi um sucesso. O pensamento já pode ser transformado em palavras audíveis.
Este avanço da tecnologia deixa-nos, de facto, a pensar se será bom ou mau para a humanidade. Mas creio que, enquanto for para ajudar os mais desfavorecidos, tudo muito bem. O pior é se o exagero, o abuso e a ganancia forem maiores que a vontade de ajudar...






Joana Varela ñº36675
2º ano Ciencias da comunicação

2 comentários:

  1. este invento será uma grande ajuda para as pessoas com paralisia, mas não cairá a humanidade em tentação de se tornar adepta deste instrumento? É que um dos males da humanidade é a preguiça e quanto menos se puder fazer, melhor. Espero que, daqui a uns anos, não vejamos as pessoas a comunicarem sem mexeram a boca. Além disso, quão prejudicial isso seria para a saúde! E para a evolução da comunicação, isso seria mesmo um obstáculo à comunicação. Mas espero que se desenvolva no âmbito para o qual foi criado, que esse sim é bastante inovador e positivo.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um optimo avanço da tecnologia, com algo extremamente útil para aqueles que têm dificuldades.

    ResponderEliminar