14 janeiro 2010

Globalização e Comunicação

Com o desenvolvimento de grande parte dos meios e tecnologias de comunicação, existe um menor distanciamento entre pessoas de diferentes locais e cada vez mais o acesso à informação é facilitado. Estamos perante a ideia de “aldeia global”, pois as fronteiras físicas já não são um grande entrave à comunicação, o que levou à criação, como muitos referem, de uma nova ordem de informação. A globalização permitiu o desenvolvimento do plano “horizontal” da comunicação, cujo objectivo é alargar e aperfeiçoar os modos de comunicação entre pessoas dispersas pelo mundo. A Internet e os telemóveis ajudam para que esta ideia de aglomerar um grande grupo de pessoas num cada vez mais pequeno possa existir, pois permite o contacto constante com pessoas de todas as partes. Hoje em dia é razoavelmente fácil contactarmos alguém que esteja na China, recorrendo às mais modernas tecnologias de comunicação.
Porém, a globalização e os novos meios de comunicação evidenciam podem ser prejudiciais para um desenvolvimento igualitário entre várias comunidades. O controlo da maior parte das empresas relacionadas com os media pertence a um grupo restrito de pessoas, países (destaque para os EUA) e transaccionais, que se regem pelos seus próprios princípios económicos, pode acentuar as divergências entre países pobres e países ricos.


Inês Calhias (Ciências da Comunicação 2º ano)

2 comentários:

  1. Pegando no fim do texto, não posso deixar de concordar com as consequências da globalização. Torna-se um ciclo vicioso, que vai puxando para o fundo os países menos desenvolvidos e com menos capacidade de se imporem tecnologicamente, face por exemplo, aos EUA ou à China, que são as grandes potências tecnológicas nos tempos que correm.
    Por exemplo, na China, já se contam mais de 136 milhões de usuários da Internet, enquanto em países como a Arábia Saudita, ou outros países islâmicos com grande influência da religião nas esferas governamentais, a Internet sofre uma enorme pressão do estado, que tenta implementar diversas vezes barreiras e dificuldades para o acesso a rede mundial.
    A Internet será provavelmente o meio de comunicação mais ligado ao desenvolvimento da actual Sociedade da Informação. Hoje, quando pensamos em Internet, os conceitos que identificamos, coincidem em parte com os conceitos da própria Globalização da Informação.

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  2. Nos nossos dias a comunicação assume proporções gigantescas no campo tecnológico. Os info-excluídos nem chegam a ter noção do quão estão informáticamente excluídos destas comunicações extremamente vastas. As comunicações hierárquicas num plano vertical entre chefe e subordinados nem é plausível na internet. As empresas ligadas a este meio,que o adptaram as novas tecnologias como meio de comunicação intra e extra empresas têm pela frente um plano totalmente horizontal entre o chefe e o empregado. A Internet revolucionou todo o campo comunicacional e a «aldeia global» não tem fim à vista. Onde o acesso à Internet não chegou, ainda há-de chegar, ultrapasse barreiras governamentais ou as próprias barreiras pessoais de aprendizagem.
    Se o que consideravamos uma utopia é agora a nossa realidade, então o acesso à Internet tornar-se-á cada vez maior para os ditos casos.


    Ângela Gago, 36663
    Ciências da Comunicação

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