19 janeiro 2010

Redes Sociais

As redes sociais têm vindo a surgir com evolução da internet, actualmente já conhecemos o Messenger, o Hi5, o Faceboock, os Blogues, o Twitter…
Estas redes unem indivíduos por partilharem os mesmos interesses, sejam profissionais, ou lúdicos. Os seguidores destas redes podem ser amigos, familiares, colegas, ou simplesmente pessoas que se interessem e tenham ideias comuns a uma pessoa, ou entidade.
As telecomunicações e, neste caso focando-me nas redes sociais trazem privilégios para a sociedade tão bons como comunicar e trocar ideias com pessoas que estão do outro lado do mundo.
No entanto, há quem defenda que as redes sociais podem trazer alguns problemas para a sociedade. Desde o ser humano se começar a isolar, em vez de privilegiar a comunicação interpessoal, dá maior importância a comunicação através das tecnologias. Também existem problemas graves de deturpação de informações que as pessoas publicam nas redes sociais.
Eu em particular, prefiro a comunicação face - a - face, o que não quer dizer que não use algumas das redes sociais, mas cada um deve saber encontrar um equilíbrio e saber tirar o proveito necessário dos benefícios que as redes sociais nos oferecem, sem deixar de lado a comunicação interpessoal.

Lénia Maria nº36676 2º ano de Ciências da Comunicação

4 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo.
    Acho bom haverem estas redes sociais pois podemos contactar pessoas que esão longe. Eu por exemplo tenho familia no estrangeiro e falo com eles gratuitamente.
    Mas há o outro lado da moeda... os problemas que estas redes sociais trazem.
    Trazem o tal isolamento e as "amizades virtuais", as quais não suporto nada...
    Fica então a chamada de atenção para esta nova realidade.

    Pedro Silva, nº36683
    Ciências da Comunicação

    ResponderEliminar
  2. Concordo convosco, mas acho que talvez estejamos a desenvolver um medo que faz parte das novas tecnologias. Acredito que como em tudo estas redes tem os dois lados. O importante é as pessoas conherem as redes e participarem nelas, consciêntes da ferramenta que estão a utilizar, para puderem ter uma opinião própia. O isolamento sempre existiu e penso que vai continuar a existir. Esta é uma nova onda como miutas outras que já tivemos.
    Belmira Sança nº 37525
    Ciências da Comunicação

    ResponderEliminar
  3. Concordo convosco, mas acho que talvez estejamos a desenvolver um medo que faz parte das novas tecnologias. Acredito que como em tudo estas redes tem os dois lados. O importante é as pessoas conherem as redes e participarem nelas, consciêntes da ferramenta que estão a utilizar, para puderem ter uma opinião própia. O isolamento sempre existiu e penso que vai continuar a existir. Esta é uma nova onda como miutas outras que já tivemos.
    Belmira Sança nº 37525
    Ciências da Comunicação

    ResponderEliminar
  4. Estas redes sociais existem e assim um fenómeno social porque nós as usamos. É a massificação da utilização destes meios que faz com que eles tenham a importância que hoje têm na nossa sociedade.
    Há que saber discernir que uma rede social é algo virtual, que não substitui a comunicação presencial, nem se pode atribuir grande confiança a tudo o que se descobre nessas redes. Há pessoas, muitas pessoas, nessas redes que têm por objectivo conhecer mais pessoas. Mas isso é um puro risco. Sim, podemos comunicar através dessas redes, mas com os amigos reais, os que conhecemos, é uma forma de estarmos em constante comunicação e, até, de entretenimento.
    Existe também uma informação 'suja' nestas redes sociais, as pessoas apoderam-se destes meios para publicar coisas que não deveriam ser permitidas, há mesmo um abuso da imagem.
    Eu utilizo estas redes, principalmente, como forma de entretenimento. Temos agora o fenómeno Facebook em Portugal, que nos serve de companhia quando não temos como ocupar o tempo com nada útil. Este até não se tem mostrado algo muito duvidoso, existe uma maior permeabilidade do que é transmitido, parece-me que as pessoas não são tão expostas, só entre quem está no seu grupo de «facebook friends».
    Estas redes têm em si uma essência de exposição pessoal pública, que transformam a imagem das pessoas num objecto, como se as pessoas se 'pesassem' pela imagem.

    ResponderEliminar