14 dezembro 2009

A influência tecnológica na sociedade contemporânea

A sociedade de hoje é uma sociedade tecnológica. Isto é, as sociedades actuais estão cada vez mais relacionadas e dependentes dos meios tecnológicos e dos benefícios que eles proporcionam. Há quem discuta que esses «benefícios» não são assim tão benéficos, ou seja, afirmam que a evolução tecnológica é um enorme perigo e, inclusivamente, um atentado à vida do Homem. Esses apoiantes acreditam que toda essa tecnologia e revolução informática, levaram o Homem a tornar-se cada vez mais dependente da «Máquina», e dessa forma, cada vez mais alienado e sedentarista.
Pessoalmente, não me coloco numa posição de «velho do Restelo» negando a totalmente a tecnologia, pois a evolução tecnológica acontece diariamente e acontecerá futuramente, portanto, devemo-nos saber adaptar às novidades.



Hugo Alexandre Morgadinho Pereira; 36670

7 comentários:

  1. Nos dias de hoje é cada vez mais necessária a comunicação, utilizando os meios tecnológicos entre muitos outros. A comunicação ajuda ao desenvolvimento da sociedade e a uma consequente melhoria da qualidade de vida. um dos locais onde a comunicação pelo computador está mais presente é mo meio escolar.... E as grandes empresas apostam cada vez mais na comunicação atraves de emails, msn... Daqui a 10 anos a comunicação terá uma evolução cada vez mais acentuada.

    Sndra Viegas n. 40705

    ResponderEliminar
  2. Muitos especialistas apontam o dedo à globalização no que toca à alteração dos padrões de vida dos seres humanos. Dizem que esta expansão dos conceitos a nível global torna tudo público e a sociedade em algo cada vez mais estereotipado.
    Pois é nesta sociedade que estamos inseridos. Assim, precisamos de evoluir ao mesmo passo que a sociedade em que pretendemos viver. É necessário instruirmo-nos, adaptarmo-nos à tecnologia, estarmos cientes de que todos os dias a tecnologia evolui.
    A sociedade contemporânea integrou em si os meios tecnológicos com seriedade, tomo-os como algo indispensável, é assim que esta se mostra um desafio a cada indivíduo.
    Os mais jovens estão a adquirir habilitações nesta área cada vez mais cedo, os adultos com facilidade se adequam a esta tecnologia, que têm vindo a observar o seu crescimento ao longo da sua vida, mas existem pessoas com mais idade e pessoas menos alfabetizadas que demonstram menor capacidade para lidar com estes instrumentos. É assim que a tecnologia destrona as pessoas. É como se o ser humano fosse vencido pela tecnologia. Se um indivíduo não é capaz de se tornar habilitado a trabalhar com computadores, por exemplo, torna-se tecnologicamente analfabetizado, uma categoria que não merece distinção no mercado de trabalho. Deste modo, muitas pessoas se encontram em risco de perder o emprego, caso não procurem formação nesta área.
    E outros tantos desafios se prendem com a tecnologia. Até no quotidiano de um jovem se verificam e, de forma, mais simplificada. Se não possuir, por exemplo, um telemóvel, é visto como alguém de um meio social mais desfavorecido, onde estas tecnologias chegam em menor quantidade e qualidade, mas nem por isso com menor relevância.
    É assim global o carácter de grande importância que a tecnologia acarreta, que aplicado à sociedade, a torna uma sociedade tecnológica, como referida pelo autor do texto.

    Mafalda Ferreira 36680
    Ciências da Comunicação

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o facto de nos adaptarmos às novidades tecnológicas, que cada vez mais, surgem dia-a-dia. O futuro está a acontecer e nós temos que o acompanhar para continuarmos a fazer parte desta enorme ciclo.
    Contudo, uma verdade assombra esse mesmo futuro: ficaremos nós tão dependentes das máquinas?? Estaremos nós perante um cenário em que teremos um «computador» a fazer o nosso trabalho?
    Uma coisa é certa, para as máquinas funcionarem ainda precisam que um ser humano as controle e tenha poder sobre elas. Mas e se um dia deixar de ter??
    Esta é uma daquelas incógnitas que gera enorme discussão e que serve de base para muitos filmes, principalmente de ficção científica. E todos nos mostram uma realidade possível, mas assustadora.


    Inês Calhias 36671 CC

    ResponderEliminar
  4. A evolução tecnologica não pode ser encarada negativamente, porque a ela devemos o conceito de aldeia global.
    A oportunidade por ela criada de conhecermos e interagirmos com culturas diferentes,É uma mais valia para a humanidade e a igualdade.

    Cristina Pereira n35418

    ResponderEliminar
  5. As novas tecnologias criam um mundo novo. Não se pode descurar a realidade representada e criada pelos media, em que a população cada vez mais se aproxima dos acontecimentos de todo o mundo, em cada instante; não se pode descurar a invasão tecnológica em cada casa, em cada canto, onde cada vez mais gente tem acesso a mais informação, a mais meios de comunicação, a novas formas de interacção.
    Como todas as coisas já criadas pelo Homem, as inovações tecnológias tem aspectos bons e maus. Através delas, são criadas, de facto, novos espaços para a vida em sociedade, as tecnologias criam, sem dúvida, uma sociedade nova, que se relaciona de maneira diferente. Julgo que a questão é como lidar com esses factores, qual a melhor maneira de absorvermos um mundo tecnológico, adoptando e transmitindo sempre um sentido crítico e uma capacidade de analisar as suas potencialidades e os seus aspectos negativos.
    Daniel Lopes 36668 Ciências da Comunicação

    ResponderEliminar
  6. Também concordo com facto de termos de nos adaptar às novas tecnológias, até porque com o mercado de trabalho que temos, que cada vez mais, é necssário estar actualizado e saber dominar bem as tecnologias. Mas penso que há pessoas que se influenciam desmasiado com os computadores. Levam demasiado a sério as redes sociais, e não sabem distinguir todo o tipo de informação que um motor de usca nos fornece e, isso já depende da capacidade de cada um de separa as coisas. Até porque é isso que nos distingue das máquinas a parte de produzir determinados conhecimentos e sentir emoções.

    Lénia Maria nº36676

    ResponderEliminar
  7. A tecnologia será sempre bem-vinda enquanto meio de facilitar moderadamente a vida ao ser humano, na saúde, na irradicação da pobreza extrema, na segurança pública, na investigação, na preservação do ambiente, nos mass media e em toda uma série de aspectos que visem o bem-estar e o acesso a coisas realmente necessárias e benéficas para as pessoas.

    O problema é que a tecnologia, por ser uma arma com largos limites, pode conduzir o seu dono a fazer dela uma utilização errada ou exagerada e provocar efeitos nefastos. Aqui falo dos perigos da tecnologia a nível de impacto ambiental. Se realmente somos o ser mais inteligente que habita a Terra, torna-se irónico acabarmos por ser nós a destruí-la.

    Já a tecnologia, no que diz respeito ao comodismo que tem vindo a proporcionar ao longo dos tempos, tem vindo a exceder-se em certos aspectos. Não é preciso pensarmos a longo prazo; existem já hoje aparelhos capazes de reforçar e mesmo substituir as nossas capacidades cognitivas de avaliação das situações, ajudando-nos assim a pensar quando tomamos decisões. Outros, levam-nos para qualquer lugar sem precisarmos de colocar um pé à frente do outro, aquilo a que os bípedes entendem por andar. Não tarda, perdemos a capacidade de andar e pensar como deve de ser.

    ResponderEliminar